Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas
Faculdade La Salle Manaus
Olivia Rodrigo doa todos os lucros do seu último show em Filipinas
Por Juanita Quijano Niño
No sábado (5) a cantora Olivia Rodrigo fez o maior show da sua carreira na cidade de Manila - Filipinas, contando com um público de mais de 55 mil pessoas. Olivia informou por meio das suas redes sociais que todo o lucro do show vai ser doado à organização Jhpiego Philippines, a qual oferece serviços de saúde gratuitos para mulher e famílias, principalmente em áreas afetadas por conflitos. “Tive a oportunidade de visitar a organização enquanto estava em Manila e fiquei impressionada com o trabalho que estão realizando para oferecer atenção médico a mulheres e meninas em Filipinas”, compartilhou por meio de seu post no Instagram. No decorrer da sua turnê “GUTS tour” Olivia tem doado em diferentes organizações sem fim de lucro parte do valor arrecadado nos seus shows, porém a doação feita para Jhpiego Philippines foi a maior até o memento.
Post no Instagram da cantora Taylor Swift (@oliviarodrigo).
Meryl Streep na Assembleia Geral da ONU em Nova York. — Foto: Reprodução/YouTube
Meryl Streep denuncia a situação das mulheres no Afeganistão
Por Juanita Quijano Niño em 30 de setembro de 2024
Durante um dos eventos paralelos à Assembleia Geral das Nações Unidas, a atriz Meryl Streep fez um forte discurso denunciando a violação de direitos nos quais são sometidas mulheres e meninas afegãs no regime do talibã. “Hoje, em Cabul, uma gata tem mais liberdades que uma mulher. Uma gata pode se sentar na rua e sentir o sol na sua cara, pode perseguir um esquilo no parque. Um esquilo tem mais direitos que uma menina em Afeganistão, porque os parques públicos se fecharam para mulheres e meninas. Um pássaro pode cantar em Cabul, mas uma menina não”, disse a atriz no seu discurso. Na Lei de Moralidade do Regime Talibã mulheres e meninas tem proibido assitir à escola ou à faculdade, cantar, ler ou falar em público, ir a salões de beleza ou bibliotecas, utilizar o transporte público se não estão acompanhados por um homem, além disso, as mulheres têm proibido mostrar seu rosto e devem sair com o corpo inteiramente coberto. Enquanto isso, os talibãs continuam afirmando que não há nenhum tipo de discriminação ou violação de direitos de mulheres e meninas no Afeganistão.
Miley Cyrus enfreta acusação de plágio
Por Juanita Quijano Niño em 23 de setembro de 2024
A cantora Miley Cyrus enfrenta uma demanda por plagio na sua música “Flowers”. A empresa Tempo Music Investiment presentou uma demanda na corte federal de Los Angeles, dizendo que a música inclui trechos melódicos e harmônicos não autorizados da música “When I Was Your Man”, um êxito de Bruno Mars em 2013. “Flowers”, lançada em 2023, tornou-se um êxito mundial, permanecendo no número um do Billboard Hot 100 durante 8 semanas no Estados Unidos. Em fevereiro de 2024, Miley Cyrus ganhou seu primeiro prêmio Grammy na categoria de Melhor Interpretação Pop Solo graças a repercussão mundial que a sua música teve. Até o momento, os representantes de Miley Cyrus não responderam à demanda.
Foto: Valerie Macon/AFP. Fonte: O Globo
Post no Instagram da cantora Taylor Swift (@taylorswift)
Taylor Swift declara voto em Kamala Harris
Por Juanita Quijano Niño, em 17 de setembro de 2024
Na semana passada, no dia 11 de setembro, a cantora Taylor Swift por meio de sua conta no Instagram declarou seu apoio à candidata Kamala Harris para as eleições presidenciais nos Estados Unidos desse ano. No post a cantora disse “Como votante, vi e li tudo que pude sobre suas propostas políticas e planos para o país. Daí a decisão de apoia a Kamala Harris, porque as batalhas pelos direitos e as causas nas que acredito necessitam uma guerreira que as defenda. Acredito que é uma líder com talento e mão firme, e creio que podemos conseguir muito mais nesse país se nos guiamos pela calma e não pelo caos”.
E por que o gato? É uma mensagem bastante sutil, provavelmente em referência às declarações feitas que vem surgindo de nos últimos tempos de J.D. Vance, o candidato para a vice-presidência de Trump, o qual tinha expressado a sua preocupação por deixar o país nas mãos dos democratas e das “senhoras dos gatos sem filhos” (childless cat ladies) que lhes apoiam.